Tendo em vista a importância de um meio de comunicação cientifico para divulgação dos trabalhos desenvolvidos na área biomédica, e para contribuir com a evolução científica foi criada a REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS.
Temos como objetivo promover a comunicação de trabalhos da área das Ciências Biomédicas que tenham qualidade técnica aprovada por pares competentes, divulgando o conhecimento cientifico. Os trabalhos submetidos para publicação na RBCBM são enviados para um ou mais avaliadores, de renome e conhecimento específico que contemplem o assunto abordado no artigo.

A Revista Brasileira de Ciências Biomédica será publicada semestralmente. Os interessados na publicação de trabalhos neste veículo encontrarão as Instruções aos Autores em cada edição no endereço eletrônico da revista e no site www.biomedico.com.br.

Corpo editorial científico

O Corpo Editorial Científico ou Conselho Editorial é formado em sua maioria por professores doutores de diferentes instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, com reconhecimento no meio acadêmico e científico. Seguindo o modelo comum a revistas científicas nacionais, não há envolvimento formal dos membros do Conselho Editorial com a RBCBM e com a Carvalho's Ciência e Tecnologia na responsabilidade pela publicação da revista. A participação de cada membro na revista se dá de forma individual, por meio de uma articulação do Editor chefe, Dretor executivo e da Comissão Editorial. Cientificamente, os membros do Conselho atuam como conselheiros do Editor chefe e da Comissão Editorial divulgando a revista, sugerindo aperfeiçoamentos na política editorial e estratégias para atuação no meio acadêmico e profissional. Esperam-se dos conselheiros manifestações sobre a consistência da política editorial e das publicações, sua qualidade e também sobre as questões éticas pertinentes à gestão editorial e à divulgação de artigos. Cada membro assume também a função de “ouvidor” da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura esperada de uma revista científica. Como o Conselho Editorial está afastado do processo de mediação de artigos (não tendo acesso aos metadados dos artigos em avaliação), não supervisiona nem interfere no processo editorial, podendo assim submeter artigos a RBCBM e participando do processo como qualquer outro autor.

Comitê de política editorial

Ao Comitê de Política Editorial compete a gestão operacional da revista. É ele, em consenso com a Direção Executiva da Carvalho's Ciência e Tecnologia, que define o editor chefe da revista.

Editor chefe

O editor chefe coordena o processo editorial e promove o desenvolvimento dos autores e avaliadores da publicação. Seu compromisso é que o periódico ofereça o que houver de melhor em termos de conhecimento novo dentro da área temática, observando, no processo de seleção dos artigos, os mais elevados padrões éticos.

Equipe editorial

A equipe editorial é composta pelo editor-chefe e pelos editores associados por área temática.  Os editores são colaboradores com envolvimento significativo no dia a dia do processo editorial. Em termos de atribuições, podem tomar a decisão final de publicar ou não um trabalho em sua área específica.

Ética de publicação

O editor desempenha um papel central no controle ético do processo de avaliação e publicação da pesquisa científica. Assim a RBCBM se preocupa com a questões éticas dos artigos pulicados em suas edições, solicitando a todos os autores com trabalhos que envolvam direta ou indiretamente seres humanos, a avaliação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de competência junto ao autor. “Ética não é código nem lei! Somos éticos porque temos valores pelo o que fazemos”.