Comparação entre as vacinas mundialmente utilizadas para Neisseria meningitidis B: uma visão crítica
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Neisseria meningitidis é um patógeno que causa grande impacto na saúde pública. O sorogrupo B representa um desafio em relação ao desenvolvimento de vacinas devido à similaridade estrutural de seu polissacarídeo capsular com o ácido polisiálico presente no tecido cerebral humano, que além de apresentar baixa imunogenicidade, pode causar efeitos adversos. Avanços tecnológicos possibilitaram desenvolvimento das vacinas recombinantes Bexsero e Trumenba contra o meningococo B para induzir uma resposta imune segura. Este estudo teve como objetivo comparar as vacinas Bexsero e Trumenba e especular sobre o impacto de sua introdução no calendário vacinal do Brasil. Consistiu em uma revisão de literatura utilizando artigos coletados de base de dados publicados entre os anos de 1985 a 2023. Após a comparação foi demonstrado que a vacina Bexsero contêm múltiplos antígenos (proteínas recombinantes e antígenos de membrana externa), tendo uma grande abrangência de faixa etária e eficácia em crianças e adolescentes, enquanto a Trumenba utiliza duas variantes de fHbp, sendo indicada para jovens adultos e aplicada em surtos universitários. Após as análises no Reino Unido e sua inclusão em seu programa nacional de imunização, a vacina Bexsero surge como uma alternativa adequada para a inclusão no Programa Nacional de Imunização do Brasil (PNI) por apresentar cobertura mais ampla e melhor eficácia, reduzindo a incidência da doença meningocócica invasiva e suas complicações.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ciências Biomédicas (RBCBM) concordam com os seguintes termos:
1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY
Dados de financiamento
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 305301/2022-5 -
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 2018/04202-0 -
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001