Perfil de contaminação das águas e peixes por metais pesados e suas consequências para a saúde humana: uma revisão de literatura.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Pode haver contaminação crescente da água e dos peixes por conta dos metais pesados que tem origem no descuido da natureza. Essa contaminação não só prejudica o meio ambiente, mas também acaba contaminando o ser humano, que ingere os metais através da alimentação. Como esses metais não são digeridos no organismo humano, isso traz como consequências doenças congênitas, abortos, infertilidade, entre outras doenças. Esse trabalho tem como objetivo levantar as consequências dos metais pesados no ser humano que ingere peixes contaminados, a partir do estudo da contaminação da água e dos peixes. Esse trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, por meio de uma revisão bibliográfica, feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas. O nível elevado dos metais pesados comprovado pelas pesquisas feitas na água e nos peixes que podem acumular metais tóxicos a partir de um ambiente poluído. Observaram que a acumulação de íons metálicos na musculatura corporal e no intestino dos peixes seguiu a ordem: Zn > Fe > Mn > Cu > Pb > Hg > Cd e Fe > Zn > Cu > Pb > Hg > Mn > Cd, respectivamente. Esses metais quando entram no organismo humano atingem os órgãos provocando disfunção nos rins, fígado, cérebro, podendo causar infertilidade, atravessar a placenta e causar anomalias congênitas.Com base nesse resultado podemos concluir que os metais pesados podem se acumular no organismo dos peixes e trazer consequências graves no organismo dos seres vivos através da alimentação.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ciências Biomédicas (RBCBM) concordam com os seguintes termos:
1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY