Visões da educação para a alfabetização de jovens e adultos no Brasil
Main Article Content
Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar a visão da educação frente a alfabetização de jovens e adultos no Brasil, com base nas vertentes de pesquisas em livros didáticos, análises de documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC), artigos, internet, autores celebres como Paulo Freire. Por meio das informações obtidas em levantamentos bibliográficos e documentais, analisaremos e apresentaremos ao leitor de maneira tangível a existência de uma grande lacuna no ensino desses jovens e adultos nos dias de hoje. A educação fragmentada sem o apoio das instituições públicas e privadas, geram obstáculos contínuos para a sociedade do século atual, sem investimento, engajamento político e com um currículo excludente, o desejo desses iletrados em querer aprender fica num mundo abstrato e a educação deixa de existir passando a ser considerada eufemismo. Sendo necessário também que os educadores como qualquer ser humano tenham incentivos e constantes reciclagens de metodologias para que a adesão ao lecionado seja de maneira integralmente absorvido pelos educandos a torná-los participativos.
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright Statement - Policy Proposal for Open Access Journals
Authors who publish in The Brazilian journal of Biomedical Sciences (RBCBM) agree to the following terms: 1 - Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing sharing of the work with recognition of the authorship of the work and initial publication in this journal. 2 - Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal. 3 - Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of published work.
This is an open access article under the CC-BY license
References
BANDEIRA, Maria do Socorro Dourado. Áreas de resistência ao programa de alfabetização funcional: Mobral: Sepes,1986.
BARCELOS, Valdo. DANTAS, Tânia Regina (orgs). Políticas e práticas na educação de jovens e adultos. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
COSTA, R.C. Mobral:10 anos de atuação. Rio de Janeiro: Mobral,1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_______ Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D`Água, 1993.
_______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
_______ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 3 ed. São Paulo: UNESP, 2000.
_______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2011.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
G1.COM. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/06/em-uma-decada-brasil-perde-um-terco-das-escolas-com-aula-do-ensino-fundamental-para-adultos.ghtml>. Acesso em: 12 de maio 2020.
BRASIL/2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 23 maio de 2020.
TV CULTURA. Disponível em: <https://tvcultura.com.br/programas/novotelecursofundamental>. Acesso em: 23 maio de 2020.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Companhia Nacional, 2001. Vol. 59.
MUNHOZ Antônio Siemsen. Andragogia a educação de jovens e adultos em ambientes virtuais. Curitiba: Inter Saberes, 2017.
NEGREIROS, Fauston. CAMPOS, Herculano Ricardo. A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos. São Paulo: Alínea, 2019.
SAVIANE, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.
SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.