Visões da educação para a alfabetização de jovens e adultos no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a visão da educação frente a alfabetização de jovens e adultos no Brasil, com base nas vertentes de pesquisas em livros didáticos, análises de documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC), artigos, internet, autores celebres como Paulo Freire. Por meio das informações obtidas em levantamentos bibliográficos e documentais, analisaremos e apresentaremos ao leitor de maneira tangível a existência de uma grande lacuna no ensino desses jovens e adultos nos dias de hoje. A educação fragmentada sem o apoio das instituições públicas e privadas, geram obstáculos contínuos para a sociedade do século atual, sem investimento, engajamento político e com um currículo excludente, o desejo desses iletrados em querer aprender fica num mundo abstrato e a educação deixa de existir passando a ser considerada eufemismo. Sendo necessário também que os educadores como qualquer ser humano tenham incentivos e constantes reciclagens de metodologias para que a adesão ao lecionado seja de maneira integralmente absorvido pelos educandos a torná-los participativos.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na Revista Brasileira de Ciências Biomédicas (RBCBM) concordam com os seguintes termos:
1 - Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2 - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3 - Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY
Referências
BANDEIRA, Maria do Socorro Dourado. Áreas de resistência ao programa de alfabetização funcional: Mobral: Sepes,1986.
BARCELOS, Valdo. DANTAS, Tânia Regina (orgs). Políticas e práticas na educação de jovens e adultos. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
COSTA, R.C. Mobral:10 anos de atuação. Rio de Janeiro: Mobral,1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra.
_______ Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D`Água, 1993.
_______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
_______ Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 3 ed. São Paulo: UNESP, 2000.
_______ Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: Cortez, 2011.
HILSDORF, Maria Lucia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Cengage Learning, 2003.
G1.COM. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/06/em-uma-decada-brasil-perde-um-terco-das-escolas-com-aula-do-ensino-fundamental-para-adultos.ghtml>. Acesso em: 12 de maio 2020.
BRASIL/2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em: 23 maio de 2020.
TV CULTURA. Disponível em: <https://tvcultura.com.br/programas/novotelecursofundamental>. Acesso em: 23 maio de 2020.
LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. São Paulo: Companhia Nacional, 2001. Vol. 59.
MUNHOZ Antônio Siemsen. Andragogia a educação de jovens e adultos em ambientes virtuais. Curitiba: Inter Saberes, 2017.
NEGREIROS, Fauston. CAMPOS, Herculano Ricardo. A psicologia escolar e a educação de jovens e adultos. São Paulo: Alínea, 2019.
SAVIANE, Demerval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1985.
SILVA, Tomas Tadeu da. Documentos de identidade uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.